Ano-novo x desastres x perspectivas
- Gustavo Aurélio
- 15 de jan.
- 2 min de leitura

Por mais que saibamos que sair do dia 31/12 para o dia 01/01 é só ir de um dia para o outro, convenhamos que a sensação não é a de sair de uma terça-feira e ir para uma quarta-feira qualquer.
A finalização de um período e início de outro com seus respectivos balanços retrospectivos e lembranças, misturadas com eventuais propósitos e expectativas típicas da época, associados com as festas de fim de ano muitas vezes contrastam com a dificuldade das quais somos noticiados a respeito de desastres naturais ou não que ocorrem nesta época.
Certamente o transito mais intenso de pessoas viajando associado ao verão, com temperaturas altas e chuvas fortes deve ser a combinação para tantos acontecimentos pesados nesta época. Um ponto a considerar também é justamente o clima animado de início de ano em oposição às fatalidades, o que chama bastante nossa atenção, provavelmente um pouco mais do que em outras épocas do ano.
Logo será fevereiro, março, abril… O tempo passando, inevitavelmente traz a cada um de nós, novos acontecimentos e com eles, propósitos e expectativas seguem florescendo em nosso cotidiano. Isso não tira em nada a importância do que ocorreu, sobretudo para quem a vivenciou, mas nos lembra que a vida é um movimento imparável e portanto, dificuldades ocorrerão, mas do mesmo jeito, as felicidades também, e assim erros e acertos, tristezas e felicidades.
A maior parte das situações que ocorrem conosco estão fora do nosso controle. Mas o que realmente importa é que uma pequena fração dos acontecimentos estão sim sob nosso controle e isso tende a ser suficiente para darmos um direcionamento para nossa vida e isto nos é possível todos os dias porque, como exemplo, um relacionamento saudável se constrói diariamente, assim como outros resultados em nossa vida.
Sabemos que não é fácil, mas assim como nós, um pombo ao acordar não tem a vida ganha, essa dificuldade é a regra do jogo para todo ser vivo. E como a vida é um movimento imparável, se algo está difícil para você hoje, veja se há algo que possa ser alterado para que na sequência dos dias, resultados comecem a aparecer.
Pense em mudanças ou ajustes simples, mas que possam ser constantes, afinal em geral, o que dita o rumo da nossa vida é a forma como reagimos diante das situações diárias.
Comentarios