Vamos pensar sobre a dificuldade para dizer não?
- Gustavo Aurélio
- 18 de set. de 2024
- 2 min de leitura

A dificuldade em se dizer não, geralmente surge de um processo construído ao longo da vida.
Aos poucos vamos nos acostumando com o lado positivo que dizer sim, para tudo, trás (aceitação dos outros, menos conflitos com os demais...). O problema é que o "sim" que expressamos, nem sempre coincide com nossas vontades, por isso, seu lado positivo é temporário ou ilusório.
Com o passar do tempo, podemos começar a desconhecer o que realmente desejamos no nosso íntimo, e viver em função de realizar os desejos dos outros (colegas, amigos, familiares), e confiantes de serem estes os nossos desejos, estamos na verdade nos anulando.
Nesse momento, vivemos ressentidos, acreditando que estamos sendo explorados (algumas vezes estamos mesmo, em outras, as pessoas se quer estão se dando conta do esforço feito para as agradar - aliás, algo que no fundo, pode não ser tão legítimo assim), ou resignados, aceitando realizações ou vivências com um gosto de mais ou menos.
Vive neste estado? Então reflita sobre os parágrafos acima, veja se é realmente esse caminho que deseja para si. Essa percepção já nos guia e nos ajuda a observar melhor nossas ações.
Além disso, você desenvolve projetos individuais? Sabe quais são os seus desejos (e segue um plano para sua realização) ou eles estão soterrados na lista das demandas da vida? Sabe dar limites ao outro? Dar limite não é sinônimo de deixar de ser prestigiado, pelo contrário, alguém que se respeita e conhece seus limites desperta admiração!
Se tiver medo de sentir culpa nessa empreitada, lembre que você tem tanto direito de desenvolver e realizar seus desejos como as pessoas para quem você se dedica tanto. As pessoas que merecem seu carinho irão adorar ver você se sentindo melhor - então, não há motivo para culpa.
Um abraço!
תגובות